Baía Mais Bela do Mundo

Setúbal pertence, desde 14 de novembro de 2002, ao restrito Clube das Mais Belas Baías do Mundo, o qual é constituído por mais de três dezenas de enseadas distribuídas um pouco por todo o planeta.

O clube procura promover a troca de experiências entre os membros ao nível de políticas de proteção, conservação e desenvolvimento sustentado das baías.

A promoção de intercâmbios culturais, sociais, desportivos, económicos e industriais entre os habitantes das regiões das baías é outra das metas procuradas nos eventos desenvolvidos pelo clube.

Clube das Mais Belas Baías do Mundo foi constituído a 10 de março de 1997, em Berlim, com a designação “Club des Plus Belles Baies du Monde”, sendo uma associação que se rege segundo a legislação francesa.

 Pertencendo ao estuário do Sado, a baía sadina, que se encontra dentro do limite da REN – Reserva Ecológica Nacional, é o habitat natural do roaz-corvineiro, uma das raras comunidades sedentárias de golfinhos na Europa.

A orla costeira da baía, enriquecida pela imponência da serra, alberga tesouros da Natureza como o Portinho da Arrábida, votado pelo País como uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, e a Pedra da Anixa, considerada Reserva Zoológica.

baia-setubalSetúbal_Baía_01