Equipamentos Ambientais Setúbal

  • Moinho de Maré da Mourisca

Marcações e informações: CMS/ GATUR-Gabinete de Turismo

Morada: Herdade da Mourisca

Tel.: (351) 265 783 090

Mail: gatur@mun-setubal.pt

Facebook: www.facebook.com/MoinhoMareMouriscaSetubal

Site CMS: http://www.mun-setubal.pt/pt/pagina/moinho-de-mare-da-mourisca/280

O Moinho de Maré da Mourisca, é um dos quatro moinhos de maré conhecidos no estuário do Sado.

Trata-se de uma estrutura preparada para o funcionamento simultâneo de oito mós, que funcionaram até há algumas décadas. Era originalmente constituído por uma sala de moagem, uma sala de armazenamento e uma casa de apoio ao moleiro. Em ruínas após anos de abandono, o moinho foi adquirido pelo ex-ICNB, atual ICNF, que, em 1995, iniciou a sua reconstrução.

Em 2012, foi assinado um protocolo de cogestão entre o ICNF e a Câmara Municipal de Setúbal, ficando estas entidades responsáveis pela dinamização no Moinho de Maré e área envolvente.

O moinho está aberto ao público permitindo a realização de visitas guiadas à herdade e ao moinho, exposições, palestras, programas de educação ambiental dirigidos a escolas, passeios pedestres, canoagem, BTT e observação de aves.

Catálogo de atividades: http://www.icnf.pt/portal/icnf/noticias/gloablnews/catalog-ativ-moinh-mourisc

Moínho_Marés_06Moínho_Marés_08

  • Parque Ambiental do Alambre

Entidade gestora: ACM/YMCA de Setúbal

Morada: Estrada Nacional 379-1, 2925-318 Azeitão

Tel: (351) 212 183 103 | (351) 936 297 899

Mail: alambre@ymcasetubal.org

Site: http://alambre.ymcasetubal.org/

O Parque Ambiental do Alambre representa o Centro de Campo da Associação Cristã da Mocidade de Setúbal (ACM/YMCA) e reflete uma parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), desenvolvendo Atividades de Educação Ambiental, Desporto de Natureza, Oficinas e Cursos, Alojamento e Campos de Férias.

Parque_Alambre (13) Parque_Alambre (30)

  • Quinta Pedagógica de S. Paulo

Entidade gestora: AMRS – Associação de Municípios da Região de Setúbal

Morada: Quinta de São Paulo, Estrada das Machadas CCI 2202, 2900-467 Setúbal

Tel: (351) 265 539 090

Mail: quinta.pedagogica@amrs.pt

Site: http://quinta.amrs.pt/quintaped.html

Parte integrante de uma paisagem cheia de história e envolvida pela imponência e beleza da Arrábida, a Quinta de São Paulo sempre teve uma forte ligação com as localidades vizinhas, nomeadamente Palmela e Setúbal.
Conhecida pelos seus laranjais onde eram colhidas as famosas laranjas de São Paulo, a Quinta ficou conhecida pela produção agrícola mas também cultural, associada nomeadamente a manifestações de caráter religioso.

A Quinta Pedagógica nasce com o objetivo de ser um veículo transmissor de conhecimento e também um espaço de experimentação e reflexão. O local de eleição para conhecer e estudar o trabalho rural, a cultura da região e as suas técnicas agropecuárias.

Pensada para receber as escolas da região do 1º ao 3º ciclo do Ensino Básico e também do ensino especial, o seu projecto visa a promoção da educação ambiental, para a saúde, para o património, numa perspectiva pedagógica informal.

Quinta_Pedagógica_São_Paulo (1) Quinta_Pedagógica_São_Paulo (193)

  • Museu Oceanográfico

Entidade gestora: ICNF – Parque Natural da Arrábida

Morada: Praça da República, 2900-587 Setúbal

Tel.: (351) 265 541 140 | Fax: (351) 265 541 155

Mail: pnarr@icnf.pt

Site: http://www.azeitao.net/arrabida/pna/museu.html

Dividido em quatro salas : Sala Luís Gonzaga Nascimento, Sala dos Aquários, Sala de Exposições e Sala de Vídeo, esta antiga fortaleza convertida em 1991 em Museu Oceanográfico, gerido pelo Parque Natural da Arrábida, apresenta uma grande variedade de formas animais marinhas. Animais considerados muito primitivos como as esponjas, e que numa primeira abordagem dificilmente se ajustam ao conceito que normalmente temos de ‘animal’. Repare no grande exemplar Asconema setubalensis e noutros com os quais estamos mais familiarizados, como os peixes e os crustáceos, que não deixam, no entanto, de ter exemplares fora do comum.

Surpreenda-se com a diversidade de formas marinhas, com os golfinhos, tartarugas e algumas aves que também podem ser encontradas neste museu, que recorda um pouco da história dos animais do mar e desta região.

Museu_Oceanográfico_006 Museu_Oceanográfico_031

  • CIAM – Centro de Interpretação Ambiental das Manteigadas

Entidade gestora: Escola Secundária D. Manuel Martins

Morada: Av. António Sérgio, 2914 Setúbal

Tel.: (351) 265 771 425 | (351) 265 771 422

Mail: ciam.setubal@gmail.com

Site: http://ciamsetubal.webnode.pt/

O CIAM, vocacionado para a educação para a sustentabilidade, é constituído por um percurso interpretativo num bosque onde a riqueza da biodiversidade se mistura com espécies de grande utilidade para o Homem.

Este centro tem como público-alvo alunos do Pré-Escolar e do 1º Ciclo, onde podem desenvolver inúmeras atividades como jogos lúdicos, observar aves, semear numa horta, conhecer um pomar, cheirar ervas aromáticas, descobrir o ciclo do azeite e da cortiça, entre outras.

O CIAM funciona nas instalações da Escola Secundária Dom Manuel Martins, às quartas e sextas-feiras, das 14h15 às 17h30.

CIAM_Seminário_Poluição_Oceanos_03

  • Embarcação “Maravilha do Sado”

Marcações e informações: miguel.neves@mun-setubal.pt

Tel.: (351) 265 545 180

 

O “Maravilha do Sado” é utilizado em passeios educativos e pedagógicos com o intuito de proporcionar a todos os cidadãos um maior contacto com o Rio e a Reserva Natural do Estuário do Sado.

  • Atividades Pedagógico-Educativas

Escola viva (aulas a bordo), ações de formação e workshops vários, mostra de tradições, palestras temáticas.

O “Maravilha do Sado” será um importante instrumento para reforçar a temá­tica do mar nos currículos escolares do concelho de Setúbal, de forma trans­versal e articulada entre todos os ciclos de ensino.

Valorizar e trabalhar os conhecimentos e as competências do mar nos pro­gramas de todas as disciplinas e matérias abordadas – na História, na Geo­grafia, na Cartografia e na Literatura; nas Ciências Experimentais, na Física, na Matemática, na Biologia; na Arte, na Expressão Física e Motora e na Formação Humana.

  • Valorização de Atividades e Produtos Associados ao Mar/Rio

Ações de formação sobre Indústria conserveira, atividades piscatórias, visitas guiadas e gastronomia.

  • Preservação Ambiental e Ecológica

Ações de formação, visitas guiadas, workshops e aulas sobre proteção, pre­servação e conservação ambiental.